Total de visitas: 92342
Pretos-velhos
Pretos-velhos

   

 

       Os pretos-velhos são espíritos que veem praticar a caridade. São pacientes e bondoso, pois ouvem as pessoas quando estas contam seus problemas e dissabores. O preto-velho se inspira na fumaça de seu cachimbo para fazer suas mandingas e feitiços, como dizem: -" bem na sola do pé".

      Usam rosário de contas de Santa Maria e miçangas, nas cores preto e branco: muitas figas, fitas, santinhos e cruzes de vários materiais, como o osso e a madeira.

        Louvam Nosso senhor do Bom Fim, a Estrela Guia, etc.

       Em alguns trabalhos eles usam a magia de seus punhais nos pontos riscados, complementados com um copo de água e uma vela.São saldados por diversas formas como: "cacurucaia", "É pras almas", "Salve os pretos-velhos" ou "Salve nosso Senhor Jesus Cristo".

       Os pretos-velhos apreciam a feijoadinha bem brasileira e bem farta, com vários tipos de salgados num feijão preto bem saboroso, acompanhado de farofa de toucinho, torresmo, arroz bem claro e couve bem picadinha. Além das comidas, apreciam um bom vinho e café bem forte e amargo.

         Na verdade, nas suas mandingas, os pretos-velhos recebem ajuda dos exús (catiços).

        Não podemos confundir pretos-velhos e almas, nem tão pouco com eguns, como muitos dizem por aí, pois cada um possui uma vibração diferente  e são tratados, também de modos diferentes. Desse modo, as almas e eguns só recebem como oferendas vela, água e mingau de farinha de mandioca com toucinho. Já os pretos-velhos assim como falado anteriormente, recebem oferendas totalmente diferentes, assemelhando-se com o que foi consumido por eles nas senzalas.