Criar uma Loja Virtual Grátis






Total de visitas: 92336
O Orixá Exú
O Orixá Exú

 

 

Exú

     Todos dizem que Exú é o Diabo, entretanto Exú é um poderoso Orixá dentro da Umbanda e do Candomblé. Exú é um multiplicador ao infinito.Elemento dinâmico, via de acesso, elemento de comunicação entre os homens e os Orixás, Exú transporta, participa e expande tudo o que existe na natureza. Exú tem como função o poder de dinamizar, propulsionar, mobilizar, crescer, transformar e comunicar. Exú é o passado, o presente e o futuro. É o processo vital de cada ser. Nele não há contradição; ele simboliza o todo, nele estão contidos o bem e o mal. É o fechar e o abrir dos tempos. Exú é a própria vida, é a dualidade, é a multiplicação e é a manifestação de tudo que existe.

    As cores predominantes de Exú são preto e vermelho e, ás vezes, conforme a nação, roxo e amarelo. Além disso,  Exú é representado com um porrete, chamado Ogò, que tem a propriedade de levá-lo, em segundos, à quilômetros de distância e de atrair, através de magnetismo, objetos situados a longas distâncias. Como feiticeiro é extraordinário em seu poder, pois nada é impossível para Exú, ele tudo pode, tudo faz. Exú é o equilíbrio do mundo. No jogo dos Búzios é feito a sua maneira. Ele transforma o imóvel no móvel.

     Assim, nas casas de santo Exú sempre é servido em primeiro lugar, pois nada se faz e nenhum ritual é realizado sem antes agradá-lo. Ele é o guardião do axé da casa, o dono das ruas, das estradas e das encruzilhadas. Ele abre os caminhos que estão fechados. Dessa forma, na maioria dos mitos nagôs, Exú é tido como o brincalhão das estradas, o mensageiro, o encrenqueiro e o porteiro interesseiro. Cuidar de Exú, sempre às segundas-feiras, é o mesmo que cuidar de sua segurança, seja na vida material ou espiritual.

    Logo, os frequentadores, tanto da casa como os visitantes, devem saudá-lo e pedir sua licença para entrar no terreiro. Por isso não considera-se Exú como Diabo, pois ele e tido como um ser encantado e é responsável pela comunicação entre humanos e Orixás.

 

Laroiê Ketepô Mojubá Exú Yê!!